Pensamento ESPM

PPGCOM

Comunicação e Práticas de Consumo

O programa do PPGCOM-ESPM propõe um novo olhar, atento às demandas sociais, dialogando com a diversidade da contemporaneidade e outros horizontes teóricos, no qual se destaca a emergência da comunicação em interface com o consumo. O conceito de consumo trabalhado no PPGCOM-ESPM pressupõe uma “visão sistêmica da comunicação e do consumo”, articulando entre “materialidades do consumo, produtos midiáticos, representações sociais, narrativas, imaginários, mediações, medialidades seus respectivos operadores simbólicos”. O consumo é compreendido como “um fenômeno sociocultural complexo, historicamente mutável, comunicacional e midiaticamente estruturado”.

 

Clique aqui para acessar o site do programa

Grupos de Pesquisa

Lentes

Ferramentas

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 10.ed. São Paulo: Hucitec, 2002.

BRANDÃO, Helena H. N. Introdução à análise do discurso. 2. ed. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 2004.

LOPES, Mª I. Vassalo; OROZCO G., Guillermo (orgs.). A ficção televisiva em países Ibero-Americanos: narrativas, formatos e publicidade, anuário 2009. São Paulo: Globo, 2009.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Ofício de Cartógrafo: travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às Mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.

ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: Princípios & Procedimentos. São Paulo: Pontes, 2009.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação litradonear e em rede. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.