Pensamento ESPM

MBA CCA

Ciências do Consumo Aplicadas

O MBA em Ciências do Consumo Aplicadas traz a proposta de entender o comportamento humano para o consumo, com estudos em âmbito individual e coletivo. A proposta inclui uma agenda contemporânea de temas formando profissionais conectados com o contexto de demandas sociais atuais.

 

Site do programa no campus ESPM-SP

Site do programa do campus ESPM-RS

Lentes

Ferramentas

Referências

ARIELY, Dan Previsivelmente Irracional Campus – 2008

BARBOSA, L. Sociedade de Consumo. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2004.

BEAR, MARK F. Neurociências – Desvendando o Sistema Nervoso. 3ª Edição. Porto Alegre: Artmed 2008.

BRANDINI, Valéria. Antropologia do consumo aplicada ao mercado in CASTILHO, Kathia e DEMETRESCO, Sylvia (org). Consumo, práticas e narrativas. 1a ed, SP. Ed. Estação das Letras e Cores, 2011, paga 39 a 45.

CUNHA, Paulo Roberto Fereira da Cunha. Da sociedade de histeria para a sociedade do gozo: a histeria de angústia inserida na questão da identidade contemporânea. Artigo desenvolvido em 2011 para o Centro de Estudos Psicanalíticos, São Paulo.

GAZZANIGA, M. Ciência Psicológica: Mente, Cérebro e Comportamento. 1ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GUILLERMO, Alvaro. Branding: Design e estratégias de marcas. São Paulo: Ed. Demais, 2007.

KAHNEMAN, Daniel RAPIDO E DEVAGAR DUAS FORMAS DE PENSAR Objetiva – São Paulo 2012

LAPLANTINE, F. Aprender Antropologia. São Paulo, Brasiliense, 1991.

LINDSTROM, M. A Lógica do Consumo. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

LINDSTROM, M. Brand Sense – Os Segredos por Trás das Coisas que Compramos. 2ª Edição. Porto Alegre Bookman Companhia, 2011.

LINDSTROM, M. Brandwashed – O Lado Oculto do Marketing. 1ª Edição. São Paulo: HSM, 2013.

LIPOVETSKI, G. A felicidade paradoxal. São Paulo, Companhia das Letras, 2007.

LIPOVETSKY, Gilles. A tela global. Porto Alegre/RS: Editora Sulina, 2009.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

MESTRINER, Fabio. Design de embalagem: Curso Básico. São Paulo: Makron, 2001.

MILLER, D. Trecos, troços e coisas. Estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2013.

MONÇORES, Aline. O lugar da tendência – o novo e a novidade in CASTILHO, Kathia e DEMETRESCO, Sylvia (org). Consumo, práticas e narrativas. 1a ed, SP. Ed. Estação das Letras e Cores, 2011, pags 17 a 27

MORACE, Francesco. O que é Futuro? 1a Ed., São Paulo, Ed. Estação das Letras e Cores, 2013.

NASIO, J.-D. Lições sobre os 7 conceitos cruciais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

PARKIN, Michael. ECONOMIA Pearson Education do Brasil São Paulo – 2009

RECH, Sandra Regina. Futuro do presente: uma metodologia para prospecções de moda in CASTILHO, Kathia e DEMETRESCO, Sylvia (org). Consumo, práticas e narrativas. 1ª ed, SP. Ed. Estação das Letras e Cores, 2011, paga 39 a 45.

ROCHA, Everardo; BARROS, Carla. Dimensões Culturais do MKT: Teoria Antropológica, Etnografia e Comportamento do Consumidor. RAE, SP, vol 46, no.4

SCHIEFFER, Robert. Ten key customers insights. Unlocking the mind of the market. 1a. Ed., Mason, OH, USA. Thomson, 2005.