Pensamento ESPM

Marketing e comportamento do consumidor

Para se compreender a relação entre marketing e comportamento do consumidor, primeiro é necessário conhecer o conceito de marketing, que envolve as ações relacionadas a produtos e/ou serviços, que compreende o estudo do consumidor. O comportamento do consumidor refere-se às suas necessidades e valores no processo de compra, que tem início na divulgação do conteúdo, passa pela aquisição e vai até a manutenção e fidelização do consumidor pelos serviços oferecidos pela empresa. Nessa perspectiva, é analisado como o consumidor é influenciado por diversos fatores que serão essenciais na decisão da compra, e que, mesmo após o ato, o consumidor ainda possui um vínculo com a empresa, e pode, de acordo com as táticas utilizadas pela mesma, optar pela fidelização ou pela concorrência. Todo processo de compra passa antes pelo reconhecimento de uma necessidade. As necessidades podem vir de diversas formas, tais como: sensações internas, que se caracterizam por desejos como fome, desejo de impressionar alguém, necessidade de auto-afirmação ou status. Como podem surgir também de estímulos externos como um convite para algum aniversário ou um anúncio em uma revista. Quando surge a necessidade no interior do consumidor, o impulso para atendê-la é chamado motivação. Para se entender as necessidades do consumidor, várias teorias sobre as motivações humanas foram criadas. Nesses estudos, o marketing busca compreender de onde surgiu determinado impulso, o que motivou os consumidores para que possam atender essas motivações.

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